Abertura oficial da campanha Novembro Azul no município de Augusto Corrêa

A prefeitura municipal de Augusto Corrêa, através da secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (08), a  abertura oficial da campanha Novembro Azul no município. Foi uma ação para levar informações ao público masculino adulto, assim como incentivar iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos regularmente.

O senhor Domingos Sousa, 61 anos, elogiou a iniciativa da gestão municipal. “É muito boa e de extrema importância uma ação como esta para os homens em espaço público. Trabalhamos tanto, cuidamos da família e esquecemos de nos cuidar, parabéns prefeito Filho Barreto e secretário Jessé Silva pela iniciativa”.

Na ocasião houve 65 procedimentos de verificação de Pressão Arterial, 42 testes de Glicemia e 43 consultas médicas. Além de panfletagem, vacinas e teste rápido na parte interna da feira coberta municipal.

“Sabemos que existe uma dificuldade dos homens em procurar uma unidade de saúde, seja por falta de tempo ou vergonha, então traçamos essa estratégia em trazer os serviços até eles, orientando sobre a importância de se cuidar e realizar exames periodicamente”. Relatou a coordenadora de programas da SEMSA, Nayana Rangel.

O secretário da Saúde, lembra que milhares de homens ainda deixam de realizar os exames preventivos do Câncer de Próstata por preconceito, por falta de informação ou pela correria do dia a dia. Segundo ele, a participação e o apoio da mulher são muito relevantes porque é ela quem incentiva seu companheiro, seu pai, seu familiar ou seu amigo a realizarem seus exames preventivos. “Por este motivo, o Novembro Azul é um movimento que visa atingir a população de modo geral, mostrando como é importante cuidar da saúde”. Relatou o secretário.