3° Workshop PlanificaSUS no município de Augusto Corrêa

0

A prefeitura municipal de Augusto Corrêa, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realizou nesta terça-feira (05), o 3° Workshop PlanificaSUS na sede da Acrópole. Tais encontros são promovidos para debater o fortalecimento e o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS.

O Planifica SUS é um projeto do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein que tem como objetivo desenvolver a competência das equipes necessárias para o planejamento e a organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade.

Esse módulo teve como objetivo principal a discussão do acesso na organização da Rede de Atenção à Saúde para o atendimento das demandas da população, buscando entender o conceito de acesso às redes, os perfis de demandas e ofertas na Atenção Primária a Saúde (APS), assim como, os diferentes enfoques para organização do acesso compreendendo os microssistemas clínicos como ferramenta para avaliar e organizar os serviços ofertados a população.

O secretário de Saúde Jessé Silva, falou sobre a importância do projeto e os avanços e desafios que o mesmo vós traz e a melhoria da assistência prestada aos usuários do SUS.

Os trabalhos foram direcionados pela tutora do Planifica SUS municipal, a coordenadora de planejamento Rúbia Darlen, juntamente com as facilitadoras Maria Ciriaco e Aline Garcia. Além disso, teve o apoio das coordenadoras da SEMSA, Elizabeth Leal e Nayana Rangel.

Contando com a presença e o apoio da Técnica em Saúde, senhora

Aglaides da Costa, representando o 4º CRS/SESPA que estão à frente no processo de Planificação na Região do Caetés.

O evento reuniu 120 servidores da saúde do município de Augusto Corrêa nessa primeira etapa. Entre estes, os trabalhadores das Estratégias Saúde da Família (ESF) da cidade (Sede, Pratiaçu, São Benedito, Lírio dos Vales, Cidade Nova e a ESF laboratório São João Batista, também participaram 03 ESF’s do meio Rural- Patal, Perimirim e Aturiaí), profissionais dos NASF’s, médicos do programa Mais Médicos, regulação de serviços, Academia da Saúde, Centro Especializado em Reabilitação, Ouvidoria do SUS e servidores de demais setores da SEMSA.

O secretário Jessé Silva destacou. “Colocar este projeto em prática é promover novos conhecimentos aos nossos servidores e assim oferecer o serviço de saúde com ainda mais qualidade para o cidadão de Augusto Corrêa”.

A prefeitura de Augusto Corrêa, através do prefeito Filho Barreto, vem trabalhando diariamente para entregar atendimentos e serviços que mudam a qualidade de vida da população.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade