Serviços realizados pelas Unidades Saúde da Família (USF) e Estratégia de Saúde Bucal (ESB), no último quadrimestre no município de Augusto Corrêa

A Prefeitura de Augusto Corrêa, através do Prefeito Filho Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), atualmente conta com 18 Unidades Saúde da Família (USF) e 16 delas possuem Estratégia de Saúde Bucal (ESB) que atendem a população da área de abrangência ou população em geral.

As USF’s atuam nos serviços de Atenção Básica, através de consultas ambulatoriais multiprofissionais de demanda espontânea e programada. No último quadrimestre a SEMSA, através de suas equipes, realizou um total de 24.882 atendimentos e consultas individuais, 5.841 visitas domiciliares (todos de nível superior). Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizaram 1.396 atividades, 102 atividades educativas da Academia da Saúde, 56.648 procedimentos dos Técnicos em Enfermagem e 122.263 visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Para a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Elisabeth Leal. “Esses números são fruto de um árduo trabalho de uma equipe de profissionais comprometida com a excelência, parabéns pelo esforço de todos. Só quem ganha com isso é a população que precisa dos serviços de Saúde no município”.

Além destes serviços, todas as USF’s, também prestam assistência à população por meio de Programas em Saúde voltados a Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde da Pessoa com Deficiência, atendendo 815 pacientes do Pré-Natal, 290 crianças no Proame, 972 mulheres do Planejamento Familiar, 1.876 pacientes de Hiperdia (hipertensos e diabéticos), dentre outros. Também realizou 350 procedimentos de exames de Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e 183 testes do pezinho, tudo nos últimos quatro meses.

“Sempre estamos em busca de melhorias para o município e nosso objetivo é investir cada vez mais na qualidade de vida da nossa população”. Informou o Prefeito Filho Barreto.