A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, vem desenvolvendo ações de captura e controle de Morcegos Hematófagos no município de Augusto Corrêa

Os técnicos da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária) estiveram nas localidades do Bacanga, Soledade, Olho D’agua, Travessa do Dez, Furão, Perobinha, Esmera, Nova Olinda, Aturiaí, Malhado e Vila Nova entre os meses de fevereiro e setembro deste ano. A finalidade é realizar ações do programa da raiva e de captura de morcegos hematófagos, após ter sido realizado levantamentos epidemiológicos da área, sendo constatadas agressões de morcegos em animais de produção.

De acordo com o diretor Paulo Henrique Santana, “É de grande importância que a Vigilância em Saúde continue monitorando as regiões trabalhadas e realizando levantamento em outras regiões consideradas de risco epidemiológico para a raiva, devido principalmente suas posições geográficas e condições sócio econômicas locais, muitas vezes de difícil acesso aos serviços de saúde.” Concluiu.

De um modo geral, as ações obtiveram êxito no seu desenvolvimento, uma vez que foi possível realizar a captura de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus e Diaemus Youngi), onde alguns foram tratados e soltos. Os animais que foram cuidados e libertos irão proporcionar um certo controle nas colônias e consequentemente diminuir consideravelmente as agressões a animais e a seres humanos, já os não hematófagos foram soltos para manter o equilíbrio ecológico.

“É necessário dar continuidade a estas ações de capturas e controle, juntamente com as atividades de educação em saúde à população para que os problemas não venham atingir níveis epidêmicos.” anunciou o Secretário de Saúde Jessé Silva.

É dessa forma que a Prefeitura de Augusto Corrêa e a Secretaria de Saúde vem trabalhando diariamente, para entregar atendimentos e serviços que mudam a qualidade de vida da nossa população.

Fonte: Silvio de oliveira.
ASCOM/SEMSA