Rede de saúde de Augusto Corrêa agora oferece atendimento psiquiátrico

A Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a contratação de uma médica psiquiatra para atuar no município. Deste a última sexta-feira (13), a população Urumajoense já pode contar com o atendimento da Dra. Andressa Almeida, que está atendendo, via regulação, na Unidade Saúde da Família (USF) Augusto Corrêa (Sede).

De acordo com o Secretário de Saúde Jessé Silva, a contratação da psiquiatra atende um anseio antigo e necessário na área de saúde mental, ressaltando que é a primeira vez que ocorre a contratação dessa especialidade no município. “Com a chegada da Dra. Andressa, nós ganhamos em quantidade de profissionais e também em qualidade, o que é o primordial”, comemorou o Secretário ao destacar que os pacientes merecem uma atenção especial.

A dona de casa Marineide Oliveira, moradora da comunidade do Malhado, meio rural do município, não precisa mais se deslocar para o município de Capanema para conseguir consulta psiquiátrica para o irmão. “Agora meu irmão será acompanhado pela médica psiquiatra em nossa cidade, não precisamos mais sair daqui para receber esse atendimento. Não tenho palavras pra agradecer o empenho do prefeito Filho Barreto em trazer esse profissional para Augusto Corrêa”.

Com a implementação da Política Nacional de Saúde Mental no país, foi estruturado um novo modelo de atenção à pacientes psiquiátricos de base comunitária que garante a livre circulação nos serviços de saúde e ainda o contato com a família, a sociedade e o espaço urbano. O respeito aos direitos e liberdade do paciente é prioridade no atendimento em saúde mental e a Prefeitura de Augusto Corrêa não mede esforços para garantir esses direitos