Prefeitura Municipal realiza a Audiência Pública do Plano de Gestão e Saneamento Ambiental- PLAGESAN de Augusto Corrêa

A Prefeitura de Augusto Corrêa, através dos comitês do Plano de Gestão e Saneamento Ambiental- PLAGESAN, promoveu a Audiência Pública do Plano de Gestão e Saneamento Ambiental do município. A reunião aconteceu na última sexta-feira (09) e contou com a participação do Prefeito Filho Barreto, secretários municipais, vereadores e de representantes da sociedade civil organizada.

A prefeitura de Augusto Corrêa revisou e atualizou o Plano Diretor em 2018 e uma das diretrizes a serem implementadas era elaboração do PLAGESAN, fundamental para atender a Política Nacional e Estadual de Saneamento Básico. O planejamento visa diagnosticar o município em suas características gerais e os serviços públicos disponíveis à população para elaborar o prognóstico e propor programas, projetos e ações nos eixos que compõe o saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais,
gerenciamento de resíduos sólidos e limpeza urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador do PLAGESAN, Iranildo Barreto,destacou que o Plano de Saneamento Básico é uma ferramenta que irá ajudar a gestão municipal a definir as diretrizes de ações nessa área.

“Estamos empenhados no trabalho de coleta de dados e pesquisa no município, para que nos gere informações que possam nos nortear no planejamento e execução das ações. O resultado dessa pesquisa é importante não apenas para a atual gestão, mas para todas as outras que virão no futuro”, disse Iranildo Barreto ao pedir a colaboração de todos na coleta de informações. “O plano não é de um e sim de todos do município”, finalizou.

O PLAGESAN propõe ações para os próximos 20 anos, planejando a cidade para o futuro no quesito Saneamento Básico. A participação da sociedade nas audiências públicas é grande importância para ajudar a gestão municipal no planejamento de ações da cidade, além de ser uma oportunidade de conhecer as ações da prefeitura nessa área.

Também estiveram presentes na Audiência Pública o vereador Ivonaldo Barreto; os secretários municipais de Educação, Rosenilde de Cássia; e de Agricultura, Douglas Rocha; além do diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura, Rogério Cruz.