Prefeito Filho Barreto inaugura a nova Unidade de Saúde da Família da comunidade do Buçu com o projeto Mutirões da Reconstrução

O dia 23 de agosto de 2019 será marcado na história da Comunidade do Buçu, com a volta do funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF), entregue pelo prefeito Filho Barreto, na manhã de hoje, durante as ações do projeto “Mutirões da Reconstrução”, que levou uma série de serviços para a comunidade.

A Escola Municipal Antônia Monteiro também foi entregue para a população após reforma. “Uma obra dessa tão bonita e ainda mais com atendimento próximo de nós. Estou muito feliz mesmo”, comemorou dona Maura Gonçalves, 75 anos, moradora da comunidade Buçu. Localizada a cerca 35 km da sede, a comunidade do Buçu ansiava em ter uma unidade de saúde que atendesse os moradores com qualidade. A estrutura foi totalmente reconstruída e ampliada. A prefeitura municipal também investiu na aquisição de novos e modernos equipamentos que foram adquiridos com recursos próprios do município.

Ana Fátima Nascimento, representante da comunidade, tem em memória as dificuldades enfrentadas pela população quando a unidade de saúde foi desativada. “A gestão passada retirou o prédio que aqui funcionava e deixou um prédio abandonado, cheio de mato, não tinha nem 30% de obra feita. Éramos obrigados a ir para outras localidades em busca de atendimento. Mas isso mudou porque o prefeito Filho Barreto enxergou o nosso sofrimento, se comprometeu e cumpriu sua palavra de nos dar uma Unidade de Saúde deste poste. Estamos muito felizes”.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Filho Barreto lembrou do esforço da gestão municipal em retomar a obra que estava abandonada, sem recurso em caixa. “Vocês acompanham de perto o trabalho que está sendo feito pela prefeitura e sabem o quanto trabalhamos para conseguir concluir essa obra”. A construção havia sido paralisada antes da conclusão, há mais de 6 anos, e não contava nos cofres públicos o recurso referente ao que faltava ser construído. Foi necessário um aporte financeiro do tesouro municipal para dar andamento ao projeto. “Vendo ela assim, bonita como está, a gente nem quer mais saber o que aconteceu. A gente quer é comemorar essa obra que é do povo. São vocês os merecedores desta conquista, pois aqui está a aplicação de seus impostos. Cuidem e zelem por este patrimônio que é de vocês”, afirmou o prefeito Filho Barreto.

A USF conta com 16 servidores na prestação de serviços, com entendimento médico, de enfermagem, odontológico, agentes comunitários de saúde e demais serviços de apoio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A unidade vai atender os moradores do Buçu e comunidades circunvizinhas como Cortiça 1, 2 e 3; Cocal; Buçuzinho; Boragica; Cupu; Filadélfia; Jandiá; Limão; Maranhãozinho; Muquém; Prata; Paxiiba; Trevinho e Ribanceira, alcançando 2.839 usuários de serviços de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Jessé Silva , destacou que já são 6 Unidades de Saúde inauguradas na gestão Filho Barreto. “Encontramos a Saúde de Augusto Corrêa em estado crítico, mas hoje podemos comemorar a entrega de mais esta USF para a população e outras que estão chegando em breve”, garantiu o secretário.

Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Ivonaldo Barreto, Gláucia Sério, Messias Gama e Reginaldo Sarapó; além dos secretários municipais Douglas Rocha, de Agricultura; Iranildo Barreto, de Meio Ambiente; Vavá Costa, de Obras; Gláuce Pereira, de Assistência Social, Rosenilde de Assis, de Educação; e o Chefe de Gabinete, Eurico Rocha.