Prefeito Filho Barreto esteve reunido com moradores das vilas do Cafezinho, Mirinzal e Aturiaí

Na última sexta-feira (13), o Prefeito Filho Barreto visitou as vilas do Cafezinho, Mirinzal e Aturiaí, na área rural do município. Na ocasião, o gestor municipal conversou com moradores e aproveitou para visitar o projeto “Horti Granjeiro Celeiro dos Ipês”, desenvolvido pela Escola Álvaro de Brito Prata.

Atualmente no que diz respeito ao ranking mundial do consumo de agrotóxicos, o Brasil está entre os países líderes, estes produtos, além de prejudicar gravemente o meio ambiente, contaminando o solo, lençol freático e rios, podem ser muito nocivos ao corpo humano. Com intuito de oferecer uma alimentação saudável e despertar o interesse dos alunos para a importância do consumo de alimentos saudáveis atrelados à conservação do meio ambiente, foi criado o projeto de horta na escola, como informou o professor Adnilso Martins, idealizador do projeto.

“Mostrar para as nossas crianças que podemos aproveitar o espaço que temos e que podemos ter alimentos de boa qualidade é o que mais me estimulou a executar esse projeto. É um sonho que estou colocando em prática. Agora a intenção é expandir para a comunidade”, explicou o professor Adnilso Martins ao prefeito Filho Barreto.

O projeto “Horti Granjeiro Celeiro dos Ipês” foi implementado ao redor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro de Brito Prata, na comunidade do Cafezinho. Alface, cheiro verde, tomate, pimentão são as primeiras culturas plantadas na horta da escola que ocupou espaços que estavam ociosos dentro da área escolar. A criação de frangos também faz parte do projeto de alimentos produzidos de forma orgânica.

O prefeito Filho Barreto parabenizou a iniciativa e falou da oportunidade de ter na merenda escolar alimentos produzidos na própria escola como um complemento na merenda escolar. “Os alunos podem consumir algo que eles mesmos cuidaram pra ter. Isso também estimula hábitos alimentares mais saudáveis. É muito bom ver de perto um projeto tão bom como esse, desenvolvido por um profissional da rede pública de ensino”, afirmou Filho Barreto ao parabenizar o professor Adnilso Martins.

Após a visita à escola, o prefeito se reuniu com moradores da comunidade. Aproveitando a sombra de uma árvore, Filho Barreto conversou com os moradores para conversar sobre os anseios da população. “A minha gestão é compartilhada, por isso estou aqui para ouvi-los e saber quais as necessidades de vocês”, destacou o gestor municipal ao reconhecer as dificuldades financeiras que o município enfrenta.

“É importante que cada um saiba qual a real situação da prefeitura para que juntos possamos buscar soluções que beneficiem a todos”, reiterou Filho Barreto. Para o líder comunitário da Vila do Cafezinho, Jorge Trindade, a iniciativa é muito importante. “A visita do Prefeito nas comunidades demonstra a importância que é dada para a nossa opinião. Estamos aqui para o prefeito saber sobre a nossa realidade e o que a comunidade necessita, passa assim poder nos ajudar”, concluiu. O encontro com as comunidades se repetiu na Vilas Mirinzal e Aturiaí, respectivamente.