Praças recebem Atenção no controle de saúvas

As Praças Manoel Sério e 28 de Março receberam atenção especial da equipe de paisagismo da Prefeitura de Augusto Corrêa por causa das formigas-cortadeiras, as saúvas, que tomaram conta do espaço em um volume que prejudica as plantas. Na manhã desta terça-feira (20), foram realizados testes com produtos naturais para equilibrar o ecossistema de desenvolvimento de formigueiros nessas praças.

Nelson Costa, chefe de paisagismo da Secretaria Municipal de Obras, explicou que o produto usado é um composto feito com barragem, detergente, vinagre e água. “Esse composto não prejudicam o meio ambiente e pode ser usados em casa para o controle de saúvas”. O trabalho é feito a partir de escavação de para localizar os pontos certos de depósito do produto.

Costa contou que as saúvas não se alimentam de folhas, elas carregam e armazenam a folha no formigueiro. Com o tempo é gerado um fungo nessa folhagem e é esse o alimento das formigas. “Elas são pequenas, mais possuem grande poder de destruição. Esses insetos “atacam” árvores para sobreviver e podem até levar a morte de espécies nativas”, reiterou chefe de paisagismo, Nelson Costa.