O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nesta quinta-feira (03), a abertura oficial do Outubro Rosa no município. Houve uma caminhada pelas principais ruas da cidade, se dirigindo até a Rua Santa Ana, em frente ao Ginásio Municipal. Teve muita animação com o animador Jefferson Motivação e Bem-Estar que alegrou o momento com seu alto astral e finalizou com o aulão da Academia da Saúde, com o professor Elinelton Moraes.

A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

“Procure a unidade saúde do seu bairro e realize o exame preventivo do colo do útero pelo menos uma vez ao ano, e realize o autoexame das mamas. Juntos somos mais fortes”. Informou o Secretário de Saúde Jessé Silva que participou da caminhada, e concluiu dizendo “Essa é uma causa nobre, abrace você também, vamos todos nos unir em prol da saúde das mulheres Urumajoenses”.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para um tratamento eficaz, pois quando a enfermidade é identificada cedo pode ser tratada, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, aumentando assim as chances de tratamento e cura da doença.

“Nós nunca devemos desistir de viver e prosperar para ter vida longa, temos que mostrar que somos guerreiras e não é esse problema de saúde (o câncer) que vai acabar com nossa alegria de viver, vamos ser feliz e sempre nos cuidando melhor”. Relatou dona Sônia Lobo, que faz tratamento de C.A no município.

É dessa forma que a Prefeitura de Augusto Corrêa e a Secretaria de Saúde vem trabalhando diariamente, para entregar atendimentos e serviços que mudam a qualidade de vida da nossa população.