O Centro de Especialidades de Augusto Corrêa (CESAC) realiza ação em alusão a campanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Especialidades de Augusto Corrêa (CESAC), realizou na manhã desta terça-feira (08), uma ação em alusão ao Outubro Rosa no município. Houve palestras que foram ministradas pela assistente social Carolina Azevedo, enfermeira Rúbia Darlen e pela ginecologista Dra Elizabeth Santana.

O momento especial foi o depoimento emocionante de motivação e autoestima de Dri Trindade – fotografa de 39 anos, referente ao processo de descoberta e tratamento do Câncer de mama e do colo de Útero, como lidar e superar todo o processo de recuperação desta terrível doença. “Temos que ser autoconfiante, aprender a gostar de nós mesmos, se amar e aceitar se, mesmo com o Câncer” relatou Dri Trindade.

A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para um tratamento eficaz, pois quando a enfermidade é identificada cedo pode ser tratada, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, aumentando assim as chances de tratamento e cura da doença.

Para a técnica de enfermagem, Hiesa Ferreira de 22 anos “As ações do outubro Rosa desenvolvidos no município, não só esse mês, mais durante todo o ano, servem para alertar as mulheres, sobre a importância do autoexame e da prevenção, quanto antes o câncer for detectado, maior é a chance de cura”, relatou.

Segundo os últimos dados de Coleta de Citopatológico, o município avançou entre os anos de 2016 a 2019, saltando de 1.440 para 2.095 exames até setembro de 2019.

“Procure a unidade saúde do seu bairro e realize o exame preventivo do colo do útero pelo menos uma vez ao ano, e realize o autoexame das mamas. Juntos somos mais fortes” informou a coordenadora do CESAC, enfermeira Leila Rodrigues.

Esta é uma causa nobre, abrace você também, que o município se una em prol da saúde das mulheres Urumajoenses!

É dessa forma que a Prefeitura de Augusto Corrêa e a Secretaria de Saúde vem trabalhando diariamente, para entregar atendimentos e serviços que mudam a qualidade de vida desta população.