Gastronomia é um dos Destaques no Arraial Urumajó

As barracas gastronômicas do Arraial Urumajó são peças fundamentais do evento. Criadas na edição do ano de 1989 foi sendo gradativamente reformulada, até que no final da década de 90 se consolidou no modelo conhecido atualmente, com toda a confecção em material sustentável – bambu amarelo e palha verde – formato exclusivo de Augusto Corrêa.

O trabalho dos barraqueiros (como são conhecidos os comerciantes da Feira) é muito intenso e começa com a confecção da estrutura, que geralmente é terceirizada. Seu Domingos Assis, que constrói barracas há mais de 14 anos, contou que o trabalho inicia dentro da mata fechada para a retirada da matéria prima. “É da mata que a gente consegue o material para a construção e acabamento das barracas. Vale a pena porque o resultado é a beleza que ficam as barraquinhas para essa festa que temos em nosso lugar”, destacou orgulhoso.

Domingos Assis lembrou que toda a estrutura segue o ciclo de sustentabilidade ambiental, sem nenhum prejuízo pra natureza. “De um ano para o outro o bambu e a palha já cresceram novamente”, revelou.

Os barraqueiros da Feira da Cultura Popular comercializam comidas típicas da região e da quadra junina, uma verdadeira diversidade da gastronomia local que agrada moradores e visitantes. O Arraial Urumajó acontece de 27 a 30 de junho. A programação é gratuita.