A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), realiza de forma mensal a distribuição de medicamentos para 24 unidades de saúde do município, só mês de setembro foi dispensado um total de 219. 808 unidades de medicamentos, assim como material técnico e apoio aos demais serviços e ações da secretaria de saúde

A Prefeitura de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), realiza de forma mensal a distribuição de medicamentos para 24 unidades de saúde, assim como material técnico e apoio aos demais serviços e ações desta secretaria.

“O nosso objetivo é investir cada vez mais para melhoria e a qualidade de vida da nossa população, tudo isso graças ao empenho e apoio do prefeito Filho Barreto”. Afirmou o Secretário de Saúde, Jessé Silva.

No mês de setembro foi dispensado um total de 219. 808 unidades de medicamentos, entre comprimidos, cápsulas, suspensões, xaropes, cremes, pomadas e injetáveis enviados as unidades de Atenção Básica, SAMU e Unidade Especializada (CESAC) incluindo nesta, os medicamentos de controle de Saúde Mental.

Segundo à dona Maria Nascimento, de 55 anos – mãe de Antônio da Silva (paciente que faz tratamento e acompanhamento no programa Saúde Mental no município), sua opinião é a seguinte: “É muito importante o apoio da família na humanização desse tratamento e o compromisso da prefeitura de Augusto Corrêa, através da secretaria de Saúde em fornecer o tratamento com psiquiatra e suas medicações. É de extrema importância, pois se não tivesse esse apoio, teria que ir procurar em outro município e oriento que apesar da dificuldade do manuseio de pacientes de saúde mental, é muito importante o paciente realizar o tratamento correto conforme orientações médicas.”

Os medicamentos com maior saída são os medicamentos para hipertensos e diabéticos, distribuídos 30.720 unidades de Losartana 50mg; 10.420 unidades de Captopril 25mg; 7.320 unidades de Hidroclorotiazida 25mg; 39.900 unidades de Glibenclamida 5mg; 22.120 unidades de Metformina 850 mg e 5.340 unidades de Metformina 500mg. Além de outros medicamentos, como antibióticos, antitérmicos e anti-inflamatórios.

Também foi dispensado pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o quantitativo de 6. 750 unidades de medicamentos de saúde mental (conhecidos como controlados), para uso de pacientes que realizam tratamento no município. Os medicamentos de maior saída são a Carbamazepina 200mg, o Haloperidol 5mg e o Fenobarbital 100mg.

O Prefeito Filho Barreto informou que isto é fruto do intenso trabalho da gestão municipal em parceria com as secretarias: “Sempre estamos em busca de melhorias para nossos munícipes.” E enfatizou seu argumento da seguinte maneira: “É muito bom o paciente chegar ao posto de Saúde e ser atendido com os medicamentos que precisam”.

Esses e outros medicamentos são dispensados mensalmente para as unidades municipais de acordo com o pedido dos coordenadores das unidades a Coordenação da Atenção Básica. O fluxo é que os pedidos devem chegar na Coordenação do dia 25 a 30 de cada mês e são enviados ao CAF após o dia 30 para posterior liberação e entrega até o dia 05 de cada mês.  Os pedidos do CAF as empresas licitadas são feitos mensal ou trimestralmente para que os medicamentos possam chegar no prazo agendado, mas isto é dependente dos estoques das empresas e da entrega das mesmas no prazo solicitado, o que nem sempre vem a acontecer.