CAEEM na Roça é exemplo de educação inclusiva

O CAEEM na Roça, realizado no sábado (01), é um dos eventos mais esperados pelos alunos e colaboradores do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Augusto Corrêa Marilene Nascimento da Silva – CAEEM. A programação, realizada pela Prefeitura de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Educação, tem apoio de escolas do município que trabalham a inclusão como ferramenta de educação.

Adriana Sousa, coordenadora do CAEEM, explicou que o evento é um momento cultural que trabalha o processo de inclusão para os alunos que possuem algum tipo de deficiência. “É uma oportunidade de reunir os alunos e familiares com a equipe do Centro e com a comunidade. É uma festa tradicional que já faz parte do calendário junino da cidade e é muito esperada pela população”, contou Adriana que disse se sentir feliz por esse reconhecimento da cidade.

Para Adriana Sousa a edição tem um gostinho especial. “Conseguimos, na gestão Filho Barreto, formar uma equipe multiprofissional, tão sonhada pelas escolas e pais. São profissionais especializados para melhor atender os usuários dos serviços”, festejou a coordenadora ao lembrar que o prefeito Filho Barreto foi fundamental para que isso acontecesse. “Ele teve a sensibilidade de perceber a importância de termos profissionais especializados para desenvolvermos nosso atendimento”.

O momento mais esperado da festa são as apresentações do grupo CAEEM Dance, formado por alunos que apresentam algum tipo de deficiência e que estão regularmente matriculados nas escolas do município. A apresentação dos alunos é um show de beleza e superação, especialmente coreografado por Natan Santos, responsável pelo grupo. O desfile das Misses Caipiras também é muito aguardado e sempre encanta a plateia.

“As apresentações emocionam a gente e enchem o nosso coração de alegria”, relatou a Secretária Municipal de Educação, Rosenilde Assis, que parabenizou o trabalho feito no CAEEMque atende mais de 400 alunos na educação especial.

O Grupo Caboclos do Caeté e Rosa Junina também se apresentam no evento que, além da programação cultural, também teve brincadeiras e comidas típicas, para arrecadar fundos para a realização do Baile da Inclusão e para a Paraolimpíada Municipal.