2° WorkShop do PlanificaSUS é realizado em Augusto Corrêa

A Prefeitura de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na última terça-feira (03), o 2° WorkShop do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS Pará), voltado para a reorganização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AEE) que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O módulo foi dedicado à integração da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Regulação de Serviços e contou com as equipes de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) sede municipal e do meio rural. A iniciativa da gestão municipal foi parabenizar a por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

“É muito gratificante e importante esse momento de ver o desenvolvimento e o quanto ta sendo assimilado e bem aceito por todos, isso refletirá em uma maior atenção aos munícipes”, relatou Deane Carvalho, técnica da SESPA e representante da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Assistencial (DDSS).

Augusto Corrêa faz parte dos 16 municípios da Região dos Caetés que abrange cerca de 500 mil habitantes. A região foi escolhida por critérios situacionais e epidemiológicos como região piloto para implantação do PlanificaSUS no Estado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jessé Silva, o PlanificaSUS é uma ferramenta que vai contribuir para a melhoraria do atendimento. “Ela vai somar, consideravelmente, na qualidade do atendimento da população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Augusto Corrêa”, avaliou o secretário Jessé Silva, ao destacar que o prefeito Filho Barreto, através de parceria com o Estado e deputados, está conseguindo trazer recursos consideráveis para que os munícipes tenham saúde com qualidade.

Estiveram presentes no WorkSho a tutora do projeto PlanificaSUS no município, Rubia Brito; a articuladora municipa, Elizabeth Leal; e as facilitadoras, Maria Ciriaco, Aline Garcia e Jessica Lopes. Participaram da programação os profissionais da saúde das USFs de Augusto Corrêa, São Benedito, Lírio dos Vales, Pratiaçu, Cidade Nova, São João (Unidade Piloto), Patal, Perimirim e Aturiai.