O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um documento imprescindível para o acesso aos serviços de saúde. Por isso, a SEMSA orienta a população sobre os locais para confecção do cartão e quais documentos devem ser apresentados.
De acordo com o coordenador do Sistema de Informação da SEMSA, Paulo Francinei Brito Diniz. “Em Augusto Corrêa a população pode se dirigir as Unidades Saúde da Família (USF)’S da sede do município e no Centro de Especialidades de Augusto Corrêa (CESAC)”, explicou Paulo.
O coordenador lembra que a apresentação do Cartão SUS é obrigatória para a realização de consultas e procedimentos ambulatoriais e hospitalares em toda a rede do SUS. Ele explicou que utilizá-lo é uma determinação do Ministério da Saúde (MS), que visa tornar mais fidedignas as informações apresentadas.
“O Cartão SUS tem a importância do RG ou Certidão de Nascimento, pois representa a existência do usuário na rede de saúde. A partir do cadastro, todo o histórico do usuário é registrado, desde uma consulta ambulatorial, até procedimentos mais complexos como exame de tomografia e cirurgias”, afirmou.
Os documentos necessários para a obtenção do Cartão SUS são a carteira de identidade ou certidão de nascimento, casamento ou divórcio, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Atualização – Paulo Brito ressaltou, ainda, que as pessoas que possuem o cartão do SUS com mais de um ano podem procurar as unidades para a atualização do documento.
“O novo cartão SUS é ligado ao CPF e é um documento definitivo, contendo todas as informações e histórico médico do paciente”, destacou Paulo.
A prefeitura de Augusto Corrêa, através do prefeito Filho Barreto vem trabalhando diariamente, para entregar atendimentos e serviços que mudam a qualidade de vida da população.
ASCOM/SEMSA