Prefeitura realiza ação de Conscientização de Hepatites Virais

Com o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais acontece em todo o Brasil a campanha “Julho Amarelo”. Em Augusto Corrêa a ação foi realizada no Terminal Rodoviário, na última quinta-feira (11), com abordagens informativas e disponibilização de vacinas.

Profissionais de saúde distribuíram panfletos e tiraram dúvidas de passageiros e profissionais do terminal, destacando a importância da prevenção. Foram disponibilizados testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, além de distribuição de preservativos e vacinação contra Hepatite B.

As hepatites virais estão denominadas por letras, que vão de A até E. Em todo o mundo, três delas são as mais comuns: A, B e C. Diferente da Hepatite A, adquirida através da água e da alimentação, as Hepatites B e C geralmente são transmitidas através do ato sexual sem preservativo. A enfermeira Talita Brito, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Augusto Corrêa, lembra que o resultado dos testes é sigiloso.

“Todos os testes realizados tanto durante a campanha, como no CTA, são apresentados somente para o paciente. O resultado é confidencial e o tratamento também. Ou seja, o paciente não precisa ter vergonha de buscar tratamento, pelo contrário, quanto antes começar a tratar, melhor o resultado”, destacou a enfermeira Talita Brito.

Informação e prevenção são as melhores armas contra as hepatites Virais. É preciso estar atento aos cuidados simples e que podem auxiliar na prevenção. Algumas medidas simples podem evitar a doença como lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não
compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

Nos dias 21 e 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, vai levar a ação educativa para o balneário Anoirá, onde serão distribuídos panfletos e preservativos com objetivo de alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce das hepatites virais, que crescem silenciosamente no País. Os testes também estão disponíveis durante o ano todo, com atendimentos de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, nos Centro de Testagem e Aconselhamento de Augusto Corrêa.

SINTOMAS – Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas como mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.