Gestantes e Lactantes participam da Programação do agosto Dourado em Augusto Corrêa.

Na manhã da última terça-feira (06) foi realizada a abertura do “Agosto Dourado”, com o tema nacional “Amamentar Vale Ouro”, que marca o incentivo ao aleitamento materno e a doação de leite humano. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de
Saúde.

Uma programação especial foi realizada na Unidade Saúde da Família (USF) do bairro Cidade Nova para um grupo de gestantes e lactantes que puderam participar da atividade lúdicas e educativas, como a confecção do Laço Dourado, que e o símbolo do Agosto Dourado. Também foram realizadas consultas médicas com o Dr. Jorge Canaza com pacientes que integram o programa Rede Cegonha e o Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (PROAME).

Moradora do bairro Cidade Nova, Maria Madalena, mãe de Elizelma Ferreira Borges, participou dos programas de assistência à grávidas desde a gestação até o PROAME, na ocasião ela deu seu testemunho sobre a importância do aleitamento materno no laço familiar com a sociedade.

O evento também contou com palestras com profissionais da saúde. A dentista Elizabeth Leal falou sobre a importância do aleitamento materno para a dentição dos bebês; a nutricionista Maricilia Prestes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Urbano, orientou sobre os benefícios do PROAME.

A equipe da USF cidade nova fez uma apresentação em forma de coral com a paródia Amamentar é a base da vida. A programação foi encerrada com a coleta de Leite Ordenhado Humano(LOH), coordenada pela enfermeira Talita Risuenho, coordenadora da unidade, juntamente com NASF e o Banco de Leite do Hospital Santo Antônio Maria Zacarias (HSAMZ).