Escola Manoel Sady promove a 1ª Gincana Estudantil de Libras em Augusto Corrêa

0

Com o tema: Libras na Escola, valorizando o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, a EMEF Manoel Sady da Costa Reis, promoveu nesta sexta-feira (28), a 1ª Gincana Estudantil de Libras no município de Augusto Corrêa em alusão ao ‘‘Setembro Azul’’. O mês de setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças!

O setembro azul pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional na defesa das escolas bilíngue para surdos, o setembro azul é um movimento social motivada por uma crítica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais.

O setembro azul prevê seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas, etc. nos diversos estados brasileiros.

Aqui no Brasil comemoramos o Dia do Surdo em 26 de setembro, porque nesta data foi um marco histórico importante – foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, em Rio de Janeiro no dia 26 de setembro de 1857 pelo Prof. Francês surdo Eduard Huet.

Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa.
Administração, Filho Barreto.
Tempo de Reconstruir!

ASCOM/PMAC
ascompmac@gmail.com
Praça São Miguel, 60 – São Miguel – CEP: 68.610-000 – Augusto Corrêa-PA

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade