Escola Manoel Sady promove a 1ª Gincana Estudantil de Libras em Augusto Corrêa

Com o tema: Libras na Escola, valorizando o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, a EMEF Manoel Sady da Costa Reis, promoveu nesta sexta-feira (28), a 1ª Gincana Estudantil de Libras no município de Augusto Corrêa em alusão ao ‘‘Setembro Azul’’. O mês de setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças!

O setembro azul pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional na defesa das escolas bilíngue para surdos, o setembro azul é um movimento social motivada por uma crítica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais.

O setembro azul prevê seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas, etc. nos diversos estados brasileiros.

Aqui no Brasil comemoramos o Dia do Surdo em 26 de setembro, porque nesta data foi um marco histórico importante – foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, em Rio de Janeiro no dia 26 de setembro de 1857 pelo Prof. Francês surdo Eduard Huet.

Administração, Filho Barreto.
Tempo de Reconstruir!