Em alusão ao Novembro Azul, a Prefeitura de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma série de palestras educativas voltadas à conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. A ação contempla as 18 Unidades de Saúde do município, além do Centro Especializado em Reabilitação. Na manhã desta sexta-feira (22), a programação foi realizada no Centro de Especialidades de Saúde de Augusto Corrêa (CESAC), com uma palestra da assistente social Renata Melo, que defendeu a importância do diagnóstico precoce.
“Infelizmente se tornou cultural que o homem seja menos preocupado com a saúde e isso se reflete no número de casos que poderiam ser evitados”, destacou a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF Urbano), Renata Melo, ao falar sobre a prevenção e cuidados com a saúde do homem.
O câncer de próstata que é a segunda maior causa de morte pela doença no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2017 foram 15.391 óbitos no país, a estimativa de novos casos no Brasil nos próximos anos seja 68.220. Diante de números tão alarmantes é fundamental ter atenção com a saúde, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “Além de consultas regulares, alimentação saudável, higiene pessoal e cuidados com corpo, são atitudes fundamentais para prevenção de doenças e manutenção da saúde”, reiterou Renata Melo, que defende que a prevenção e informação são os melhores remédios para todos.
Seu José Carlos da Costa, 50 anos, acompanhou atento as informações repassadas na palestra. “Realmente são informações muito importantes que devem ser seguidas. Cuidados que devemos ter, mas que muitas vezes o trabalho e o pouco tempo são usados como desculpas para não procurar ajuda profissional”, reconheceu José Carlos que se comprometeu e se cuidar mais.